Pesquisar este blog

Páginas

26 de dez. de 2011

Balde de água fria


Postado em- 01/04/2011
no Blog Palavras na pele 2 (excluído)


É incrível a contradição em que vivemos.


Como militante de esquerda, não posso negar o avanço tivemos nos últimos anos, muito se fez e conquistamos. Porém, entre tantas conquistas e avanços, acabamos sempre esbarrando nos retrocessos, na perda de direitos e conquistas, onde é sempre o povo que se prejudica.

Tenho acompanhado a luta por transparência, acesso a cultura e principalmente a seus meios de produção, seguindo em direção ao que é de fato a democratização da cultura, valorização e reconhecimento do povo como sujeito cultural.

São estas atitudes que nos faz ter orgulho de sermos  brasileiras (os) e militantes. Pena que há sempre um “balde de água fria pronto a ser jogado em nossas cabeças”, pior, pelas mãos daqueles que acreditamos compartilhar das mesmas ideias e lutas.

Primeiro: depois de tantos embates para tornar a lei Rouanet mais transparente e justa, temos a autorização de captação de recursos de 1,3 milhão do MINC – ministério da Cultura, para a criação de um BLOG, autorização dada a cantora e compositora Maria Bethânia. Claro que dão diversas justificativas (http://www.atardeonline.com.br/cultura/noticia.jsf?id=5699660;  http://info.abril.com.br/noticias/internet/maria-bethania-tera-r-1-3-mi-para-criar-blog-16032011-7.shl), mas não há nenhuma que realmente “justifique”.

Afirmam que a verba não ser ‘disponibilizada pelo governo, pois será fruto de captação nas empresas. Mas o que eu é esta capitalização, que não imposto que seria recolhido? De fato acreditam na “inbecialização do povo”.

Diante deste valor absurdo temos o corte orçamentário de 55% no ministério, que afetará diversos projetos, como os Ponto de Cultura, que segundo Celio Turino é “uma política pública estruturada para fomentar o protagonismo da sociedade e da autonomia

Como um governo que tem origem popular, eleito pela maioria que acreditou na continuidade de um programa que tratava o povo com respeito, privando pela sua dignidade e autonomia, pode vir com propostas de mentalidade burguesa e antidemocrática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário